Powered By Blogger

sábado, 6 de março de 2010

      O super molusco que é capaz de vives como uma planta é o Elysia chlorotica, que vive no litoral oeste dos EUA. Esse é o mais novo híbrido do planeta.
      Como ele faz isso? Se você está se fazendo essa pergunta, e tentando lembrar das aulas de biologia, não precisa quebrar a cabeça, a resposta é: o Elysia foi capaz de incorporar o gene psbO, originário de algas, e assim desenvolveu a incrível capacidade de fazer fotossíntese. Isso é um feito e tanto, e o Elysia é o primeiro animal de que se tem notícia a se alimentar de luz e CO2 apenas. "Ele consegue produzir sua própria energia, sem comer nada", explica o biólogo Sidney Pierce, da Universidade da Flórida. Se você está achando que essa nova capacidade é tudo que o Elysia tem de interessante, está muito enganado, ela é apenas a mais nova. Esse é um animal que tem chamado a atenção da comunidade científica, pois antes de ser um animal revolucionário, se alimentando como uma planta, os moluscos dessa espécie costumavam engolir algas, e usar os cloroplastos ( pedaços da célula que contem clorofila e são responsávei pela fase clara da fotossíntese¹) delas para que fizessem a fotossintese e preduzissem alimento para eles.
      O mistério de como esse molusco conseguiu se transformar em um híbrido ainda não foi solucionado, mais todas as pistas levam a crer que a teoria de Darwin é a culpada, a Teoria da Evolução. Por algum motivo, um indivíduo da população de moluscos sofreu uma mutação que o permitiu fazer fotossíntese, como essa característica o ajudou a sobreviver, e assim deixar mais descendentes do que os outros que não faziam fotossíntese, agora essa é uma característica da epécie, em outras palavras, ele foi favorecido pela seleção natural por poder se alimentar de luz e CO2. Darwin ainda é o cara, mesmo morto, só a sua divisão entre gêneros e espécies é que vai precisar de algumas mudanças.
      É isso o que vou falar sobre o Elysia, depois eu volto com mais fatos sobre a vida selvagem.
¹Trarei informações sobre o processo de fotossíntese logo.

      Esse é o nosso super molusco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário