Powered By Blogger

sábado, 6 de março de 2010

      Agora um novo assunto, que eu acho interessante. Você já se perguntou por que e como os gatos ronronam? Bem agora vai saber.
      Os gatos ronronam para demonstrar que estão satisfeitos com algo. E não é raro pegar um gato ronronando, pois eles sempre ronronam. Na hora do parto as gatas ronronam, os filhotes quando estão sendo amamentados, e o mais interessante é que uma pesquisa da Universidade de Sussex revelou que os ronronos tem diferentes frequências, dependendo da situação. Algumas frequências de ronronar são emitidas quando o gato está com fome, pedindo comida.
      Agora que já sabe porque os gatos ronronam, é hora de saber como eles fazem isso. Tudo começa em uma situação agradável, quando o gato está folgadamente deitado ou recebendo carinho, o sistema nervoso dele envia um sinal até a musculatura da laringe, é como se o sinal enviado fosse uma chave na ignição, que faz com que a laringe contraia e relaxe a cada 40 milésimos de segundo, e esse movimento é o suficiente para causar um deslocamento anormal de ar na entrada da laringe. Esse deslocamento de ar faz com que uma vibração seja transmitida pelo pescoço, e que pode ser sentida do lado de fora.
      É assim que os gatos produzem aquele sonzinho característico de quando estão satisfeitos.

Um comentário:

  1. Assunto muito legal Lucas.
    Gostaria de saber porque algumas pessoas, uma que voce conhece bem, o tio Clare, tem fobia de gato?
    Lembro que quando criança joguei um gato em suas costas, esse grudou em sua caminsa, parecia filme de terror, ele correndo e gritando, nunca mais fiz isso, pois vi que a fobia realmente existia.

    ResponderExcluir